Judeus Portugueses e a Norte da Europa - Dinamarca



Reino da Dinamarca
 Desde 1640, que a cidade de Altona, se encontrava  sobre administração da monarquia dinamarquesa, que acolheu bem aos Judeus Portugueses.

    Neveh Chalom - demolida em 1940
  • No Ducado de Holstein - Em 1703, treze famílias judias portuguesas migram para Altona, no Norte da Alemanha. 

Em Atlona cuidaram de organizar uma qehilah, a Beth ha- Ya'akob Katan, que mais tarde seria chamada de Neveh Chalom

Em 1622, o Rei Christian IV, convidava aos judeus Conversos Portugueses de Amsterdam  estabelecerem-se em grandes centros comerciais como Glückstadt, cidade alemã sobre controle dinamarquês. 

O interesse era inserir a Dinamarca no comercio de especiarias e diamantes, controladas pelos mercadores judeus Portugueses.
Altona
A presença de judeus asquenazitas, já se fazia desde 1600, porém, diferentimento dos Judeus Portugueses, eram obrigados a visto e pagamento de impostos para viverem sob a coroa dinamarquesa.
Colônia dinarmaquesa na America
A comunidade Judaica portuguesa, teve entre seus grandes nomes em solo dinamarquês, Benjamin Mussafia, erudito e talmudista, médico pessoal da familia real e seu genro, Gabriel Milão, que em 1684, tornou-se Governador das Índias Ocidentais Dinamarquesas.
  
Os judeus Portugueses estavam concentrados nos ducados de Holstein e  Schleswig, onde mantinham suas Esnogas.

No decorrer do século XVIII e XIX, a influência Portuguesa diminuiu no Reino da Dinamarca, o que levou as poucas familias judaicas portuguesas a migrando para Amsterdam, Londres, Hamburgo e Américas.