Judeus Portugueses na Inglaterra


Judeus Conversos e a liberdade de culto na Inglaterra
Em fins do século XVII, um número considerável de comerciantes Conversos Portugueses e Espanhóis se instalou em Londres. 

Londres
Logo foram tidos como benéficos pela Monarquia Inglesa, pois permitiriam a entrada da Inglaterra no comercio de especiarias e pedras preciosas junto às principais potencia da época Holanda, Espanha, Portugal e Novo Mundo.

A liberdade de culto não lhes foi permitido a principio, permanecendo na condição de criptojudeus, fazendo Esnoga em Segredo, e publicamente se declarando católicos.

Em 1651, Oliver Cromwell, estadista Inglês, em sua política de pôr a Inglaterra no comercio mundial, concedeu benefícios aos mercadores Judeus Conversos Portugueses e Espanhóis que se transferissem a Inglaterra.

Oliver Cromwell
No ano de 1655, o erudito Hakham Menasseh ben Israel, esteve em Londres, a convite de Cromwell, onde fez discurso em favor dos judeus Conversos residentes, enfatizando a necessidade de sua liberdade religiosa.

Porém só foi em 1656, quando a Inglaterra declara guerra ao Império Espanhol, que os Judeus Conversos, puderam praticar livremente o Judaísmo no país.

Os atritos entre Ingleses e Espanhol, levou  autoridades do primeiro a desconfiarem de quaisquer “papista”
Lauderdale Road
ibéricos que residissem em solo Inglês, fossem eles de origem Portuguesa ou Espanhola.

Isso alíviou a repressão aos judeus conversos, tidos estimadamente como benéficos a Coroa Inglesa, assim, dando-lhes todas as garantias de proteção ao assumirem socialmente sua condição de judeus.


A Grande Esnoga de Londres foi inaugurada em 1701, e se chamou Bevis Marks.

Outras foram surgindo no passar do século, como as Esnogas de Lauderdale Road e Wembley, ambas integrantes da grande Qehilá H&P Sahar Asamaim.
 
Misraim


Nos fins do século XIX, até a primeira metade do século XX,  a presença de judeus Sírios, Egipcios, Gregos, Turcos e, recescentimente, iraquianos, têm levando a Rito Português, a ser substituído nas Esnogas.