Judeus Portugueses - Paises Baixos




A presença Judaica nos países Baixos, teve inicio com a conquistada pelo Império Romano, durante o século I AEC.

Embora a presença maciça de Judeus na região só tenha se iniciado com a ocupação Espanhola no século XVI, quando o Rei Carlos I da Espanha, tornou-se Conde de Flandres, Príncipe dos Países Baixos, Conde da Holanda, Conde da Zelândia, Conde de Ostrevant, Conde de Flandres, Duque do Brabante, Duque de Limburgo, Duque de Luxemburgo, Conde de Hainaut, Conde de Louvain, Conde de Namur, Rei dos Países Baixos,e consecutivamente Imperador do Sacro Império Romano, com o titulo de Carlos V.

Não tardou e a presença dos mercadores Judeus de Origem Conversa se fez cada vez maior na Região.
Guerra dos 80 Anos
Porém hostilidade a Espanha, não tardou a ocorrer nos Países Baixos.
  
A Reforma Protestante já havia atingido as camadas nobres da sociedade, algo inconcebível aos olhos ortodoxos do Império Espanhol.

Em 1581, as Sete Províncias dos Países Baixos, após grandes esforços, se fez completamente livre do domínio Espanhol, constituindo República.


Com Isso, os Laços diplomáticos com o Império Espanhol foram rompidos, porém, não com Reino de Portugal, seu parceiro comercial de longa data.

Sete Provincias Unidas dos Paises Baixos
Após a independência, foi necessário instalar um clima de tolerância na nova República, e assim tornar possível a convivência das várias facções protestantes, fazendo da Republica dos Países Baixos um marco da tolerância religiosa.

A presença dos Judeus era mais bem vista pelas autoridades do que a dos católicos, conhecidos como Papistas, e tidos como inimigos das Sete Províncias Unidas.

Assim os Judeus Conversos Portugueses, encontraram refúgio, e foram admoestados pelas autoridades a retornarem abertamente a sua fé, pois não seriam perseguidos.
Isso fez de Amsterdam, a "Terra Prometida" para os Judeus conversos.


Houve inicialmente três comunidades sefarditas em Amsterdam:

  • A Primeira foi a Beth Jacób, fundada entre 1602 à 1610;
  • A Segunda foi a Neveh Chalom, fundada entre 1608 a 1612, por Conversos de origem Espanhola;
  • A Terceira foi a Beth Israel, fundada em 1618.

Estas três comunidades começaram a cooperar mais estreitamente em 1622.

Esnoga de Amterdam
Eventualmente, em 1639, elas se fundiram para formar A Talmude Torah, ou seja, a Comunidade Judaico-Portuguesa de Amsterdam, conhecida como A Esnoga de Amterdão, inaugurada em 1675, e que até os nossos dias pode ser contemplada.
Biblioteca Ets Haim

No início, os Judeus Conversos tinham pouco conhecimento do Judaísmo, e tiveram que recrutar Hazanim e Hakhamin da Itália, e ocasionalmente do Marrocos e Salônica, para ensinar-lhes a Lei Judaica.
Não tardou, e logo Amsterdam se tornou um grande centro de ensino religioso, com Escolas e uma biblioteca, que até hoje podem ser visitadas.
Invasão Nazista na Holanda 194


Em maio de 1940, a Holanda foi ocupada pelos nazistas, e a vida judaica ceifada.

Nada menos que 75% dos 140.000 judeus da Holanda foram enviados aos Campos de Extermínio, destes 140.000, 4.300 era de origem H&P.

Misteriosamente a Esnoga de Amsterdam ficou intacta ao plano Nazista de destruição da memória judaica nos Países Baixos.



Sendo em nossos dias, à única do Rito Português nos Países Baixos, contando com presença de 600 sócios contribuintes, que lutam para manter viva a memória e as tradições dos judeus H&P na Holanda.