Inquisição: Terror na Aljama

 
Inquisição
 O termo Inquisição refere-se a várias instituições dedicadas à supressão da heresia no seio da Igreja Católica. 


Sendo usado de forma esporádica, porém não oficial, desde o inicio da cristandade.

  

A idéia de recriar Inquisição na idade média surgiu em 1183, quando delegados enviados pelo Papa Lúcio III, utilizaram-na para combater os Cátaros ¹, no sul da França.

Em 20 e Abril de 1233, o Papa Gregório IX, promulga a bula "Licet ad Capiendos, organizando assim a Inquisição Pontifícia.
O objetivo era reprimir as heresias que surgiam aos montes no seio da cristandade medieval.

A peste e a fome, sempre foram usadas como medida na escala da violência social.

  Nessa lógica de raciocínio bizarra, se tudo andava mal, a culpa deveria recair sobre um grupo ou alguém.  Assim os Judeus, acusados de deicida pelos cristãos, entraram como "bode expiatório” das mazelas sociais no Ocidente.

Na segunda metade Século XIV, os judeus sefarditas viviam um grande dilema: 
Odiados como deicidas pelo clero, e salvaguardados pelos monarcas, como essenciais ao bem estar econômico. 

Era impossível não respirar uma atmosfera de medo e de constante insegurança.

La Juderia - Servilha
Em 1331, o clero enfurecido, instigando as massas populares, inicia uma perseguição desenfreada contra os judeus sefarditas, o que culminou na destruição de grande parte das Aljamas ² espanholas, provocando a saída de grandes contingentes de 
eruditos e estudiosos sefarditas para o Reino de Portugal.

Os Judeus sefarditas que puderam pagar por proteção dos monarcas, escaparam de "Los matadores de Judíos", que puseram abaixo as Aljamas de Servilha, Valença, Barcelona, Toledo e Cuenca, ceifando milhares vidas.

Em 1390, grande parte dos judeus sefardita, foi forçada ao batismo como única forma de salvarem suas vidas e de suas famílias.

Assim nasceu a comunidade de Conversos ³ na Espanha, que apesar de serem cristãos para sociedade, viviam em segredo sob a Lei Judaica.

Inquisição Espanhola
A convivência entre os conversos e os judeus, que escaparam as grandes conversões, foi de intensa cooperação, o que durou um século até a expulsão definitiva dos judeus da Espanha, em 01 de agosto de 1492.

Expulsão dos Judeus da Espanha


As medidas tomadas pela Igreja para punir os conversos, que continuaram na fé de seus antepassados, casando-se e dando em casamento suas filhas dentro da comunidade judaica foram severas.



Em 1478, nasceu à moderna Inquisição Espanhola, que sob direção do frade Tomaz de Torquemada, iniciou uma grande perseguição aos Conversos.







Em 31 de Março de 1492, é assinado, pelo Reis Católicos, Fernando de Aragão e Izabel de Castela, O Édito de Expulsão, iniciando a diáspora dos judeus sefardita pelo mundo.