Hahham Chaúl Lewi Mortera Z'L:

Haham Chaúl Lewi Mortera Z'L

  E a Unificação das comunidades portuguesas na "Jerusalem Ocidental"





.

Nascido por volta do ano de 1596, em Veneza¹. 


Em Maio de 1612, o Jovem Chaúl, transferi-se de Veneza para Paris, em companhia do famoso médico português Elias Rodrigues Montalto², médico oficial de rainha de França Marie de Médicis.



Em 6 de Maio de 1616, após a precoce morte do Dr. Montalto, segue para Amsterdã, em companhia de sua viúva e filhos.




Em 23 de Dezembro de 1616, casou-se com Ester Rodrigues Soares, natural de Nantes.




 Aos 23 anos, o jovem Chaúl Lewi Mortera foi empossado Hakham da Congregação Bet Jacob, a primeira Congregação Portuguesa de Amsterdã.



Os primeiros anos como Hakham da Bet Jacob, foram conturbados por disputas internas e, que haviam  levado, alguns anos antes a fragmentação em duas, a Bet Jacob e a Ess Hayim.



Em 1627, de seus estudos com o médico e talmudista português Abraham Phrarar, dos compêndios da Mishné Torah, nasceu um sumário em português, intitulado A Declaração das 613 Encomendanças.



H. Chaúl L Mortera vendo a necessidade de instruir mais sua comunidade, fundada Escola Keter Torah, onde ensinou Talmud filosofia judaica. Entre os seus alunos mais ilustres estaveram Baruch Espinoza , Mosés Zacuto e Abraham Coen Pimentel.



Anos mais tarde, participou do Herem, decreto de Excomunhão, de Bento Espinoza, ao fazer parte do Din em 1656 que a promulgou.



A luta de Hakham Chaúl Lewi Mortera, pala unificação das comunidades portuguesas em Amsterdam, finalmente é alcançada em 1639. Onde fora aclamado seu primeiro Hakham.



Entre os anos de 1659 à 1660, conclui sua magna Opus, Tratado da Verdade da Lei de Moíses.

Em 10 de Fevereiro de 1660 falece em Amsterdam.








¹" XN natural de Monte-mór-o-novo - Portugal, Dr. J. Kaplan - Haham Saul Levi Morteira en de Portugese Nieuw-Christenen - SR; 10, 2 Julho de 1976, 127/141"



OBS: Segundo biografia de sua  vida descrita por Dawid Lewi de Barrios, em 1662.

² XN - sobrinho-neto do célebre médico exilado Amato Lusitano.